domingo, 27 de abril de 2008

Reflexão: A grandeza do mar

Você sabe por quê o mar é tão grande?
Tão imenso?
Tão poderoso?
É porque teve a humildade de colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios.
Sabendo receber, tornou-se grande.
Se quisesse ser o primeiro, centímetros acima de todos os rios, não seria mar, mas sim uma ilha.
Toda sua água iria para os outros e estaria isolado.
A perda faz parte.
A queda faz parte.
A morte faz parte.
É impossível vivermos satisfatoriamente.

Precisamos aprender a perder, a cair, a errar e a morrer.


Impossível ganhar sem saber perder.
Impossível andar sem saber cair.
Impossível acertar sem saber errar.
Impossível viver sem saber viver.

Se aprenderes a perder, a cair, a errar, ninguém mais o controlará.
Porque o máximo que poderá acontecer a você é cair, errar e perder.

E isto você já sabe.
Bem aventurado aquele que já consegue receber com a mesma naturalidade o ganho e a perda,...
...o acerto e o erro, o triunfo e a queda, a vida e a morte.

Abraço e lembrem-se sempre que o Sucesso é ser feliz o resto é conseqüência.

Fonte: Lindas Mensagens

terça-feira, 22 de abril de 2008

Saúde: Pular corda ajuda a manter a forma


Pular corda é um exercício aeróbio muito eficiente e que traz resultados rápidos. Segundo o personal trainer e preparador físico Fábio Gandia, o exercício, realizado de diversas maneiras diferentes, melhora o condicionamento geral do corpo, a agilidade, a força vertical, o equilíbrio e a coordenação geral. “Para isso deve-se apenas direcionar a brincadeira para o objetivo desejado, seja ele a perda de peso e gordura, o fortalecimento muscular ou o condicionamento físico”, afirma. O gasto calórico de uma hora pulando corda é de, em média, 500 calorias e o exercício é ótimo no combate à celulite.
De olho nos benefícios da prática, diversas aulas, como boxe e musculação, usam a corda como parte do aquecimento. Mas há também aulas especiais compostas só por esta atividade, executada de diversas maneiras diferentes, como trançando a corda, pulando com os dois pés ou alternando os pés.
Para começar você vai precisar apenas de uma corda, que não deve ser nem curta nem comprida, e um bom tênis com amortecimento de impacto. Para descobrir o comprimento ideal da corda para você, pise no centro dela e estique para cima. O tamanho certo deve bater nos seus seios. Outra característica da corda é que o cabo deve ser solto do fio, para que, quando você girar a corda, ele também gire, evitando assim que você tenha que girar as mãos ou que a corda enrole.
Antes de começar, porém, é bom saber que pessoas que apresentam lesões no joelho ou em qualquer articulação dos membros inferiores devem evitar esta atividade, já que ela é de grande impacto. Se você estiver muito acima do peso também deve evitar, para não sobrecarregar seus joelhos e pés.
Uma dica para diminuir o impacto é pular baixinho, o suficiente para que a corda passe rapidamente por baixo dos pés. Lembre-se também de intercalar um tempo de exercício, que pode ser de dois minutos para iniciantes, com um tempo de descanso, de cerca de 30 segundos.
Não se esqueça que o seu corpo mudou muito em relação ao seu tempo de criança. Hoje, você precisa tomar mais cuidados para não sofrer lesões. “Lembre-se de fazer um bom exame médico e de alongar antes e depois da atividade. Se você está sedentário, deve ainda começar de forma leve, respeitando o seu corpo e os seus limites. Não esqueça, também, de manter a hidratação corporal, bebendo água ou bebidas isotônicas durante a prática. Por último, lembre-se de respeitar períodos de recuperação após a atividade, pois é no repouso que melhoramos o condicionamento físico. O ideal é intercalar um dia de atividade com um dia de repouso”, completa o personal e preparador físico Fábio Gandia.

Reflexão: As questões inúteis

Um homem se aproximou de Buda:

- Gostaria muito de seguir seus passos- disse. - Mas antes tenho uma série de questões filosóficas.

Buda virou-se para ele:

O que você faria se fosse atingido por uma flecha?

- Iria ao médico.

- E você diria ao médico: eu não permitirei que o senhor remova esta flecha até que eu saiba a casta, a idade, a ocupação, e o motivo pelo qual alguém me feriu.

- Se eu perguntar tudo isso, morro antes.

- Da mesma maneira, se você quer ter todas as respostas antes de dar um passo, irá morrer sem sair do lugar- foi o comentário de Buda.



Um homem se aproximou de Buda:

- Gostaria muito de seguir seus passos- disse. - Mas antes tenho uma série de questões filosóficas.

Buda virou-se para ele:

O que você faria se fosse atingido por uma flecha?

- Iria ao médico.

- E você diria ao médico: eu não permitirei que o senhor remova esta flecha até que eu saiba a casta, a idade, a ocupação, e o motivo pelo qual alguém me feriu.

- Se eu perguntar tudo isso, morro antes.

- Da mesma maneira, se você quer ter todas as respostas antes de dar um passo, irá morrer sem sair do lugar- foi o comentário de Buda.


Escrita por Paulo Coelho

segunda-feira, 21 de abril de 2008

No meu blog também vou falar de assunto sério com você. Nesta segunda -feira(21) o nosso Estado se mobilizou na Campanha "Paraíba todos contra a dengue. Os orgãos públicos arregaçaram as mangas e foram as ruas orientar a população sobre os cuidados que devem ser tomados para se evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Encontrei na rede algumas explicações do Dr. Dráuzio Varella e elas são as seguintes:

Dengue
Apesar da epidemia de dengue que se dissemina em várias partes do país e da necessidade absoluta de eliminar os focos de criação do mosquito transmissor, não há razão para pânico. Embora muito desagradável, o curso da doença é autolimitado na quase totalidade dos casos. A dengue é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti.

O que acontece
Quando o mosquito pica uma pessoa infectada, o vírus se instala e se multiplica em suas glândulas salivares e intestino. A partir de então, o inseto permanece infectado pelo resto da vida (vive ao redor de 30 dias).
Existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue: sorotipos 1, 2, 3 e 4.

O mosquito
Aedes aegypti é um mosquito peridoméstico, que se multiplica em depósitos de água parada, acumulada nos quintais e dentro das casas. Apesar da vida curta, o Aedes é voraz: pode picar uma pessoa a cada 20 ou 30 minutos.
O mecanismo de sobrevivência do vírus, nos períodos entre uma epidemia e outra, é mal conhecido. Os ovos do mosquito podem sobreviver um ano em ambiente seco, enquanto esperam a estação seguinte de chuvas para formar novas larvas. (ver “combate à dengue”)

Os sintomas
Quando surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe; dengue hemorrágica, mais grave, caracterizada por alterações da coagulação sanguínea; e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte se não houver atendimento especializado.
O vermelhão da pele pode surgir no primeiro ou segundo dia: a vermelhidão se instala no tronco e se espalha para os membros, poupando palmas das mãos e planta dos pés. Bradicardia (diminuição da freqüência dos batimentos do coração) é encontrada em 30 a 90% dos casos.
O período de incubação (da picada ao aparecimento dos sintomas) geralmente dura de 2 a 7 dias, mas pode chegar a 15 dias. A intensidade dos sintomas geralmente é mais leve nas crianças do que nos adultos.

O que provoca
A doença é de instalação abrupta, indistinguível dos quadros gripais: febre intermitente de intensidade variável (que pode chegar a 39 graus e provocar calafrios), cefaléia, dores na região atrás dos olhos, nas costas, pernas e articulações. Muitos pacientes se queixam de dor ao movimentar os olhos, cansaço extremo e fraqueza muscular generalizada. Insônia, náuseas, perda de apetite, perversão do paladar e da sensibilidade da pele são freqüentes. Faringite e inflamação da mucosa nasal ocorrem em 25% dos casos.

Mais grave
Na forma hemorrágica, os sintomas são semelhantes, mas a doença é muito mais grave, por causa das alterações da coagulação sanguínea. Pequenos vasos podem sangrar na pele e nos órgãos internos, surgindo hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.
Como o leito dos capilares se dilata, a pressão arterial pode baixar, dando origem à tontura, queda, choque e, em raríssimos casos, à morte.

O diagnóstico de certeza da dengue é laboratorial. Pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais da doença (fase de viremia) ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus (testes sorológicos).

Recomendações
Não existem medicamentos antivirais para combater a dengue. O tratamento é apenas sintomático. Tomar muito líquido, para evitar desidratação, e utilizar antipiréticos e analgésicos, para aliviar os sintomas, são as medidas de rotina. A dengue é doença de curso benigno, mas nos casos da forma hemorrágica é fundamental procurar assistência médica.


Bem, espero que elas lhe sejam úteis. E vamos fazer a nossa parte!!

Reflexão: Hoje é o dia certo para...

Amar, Ousar,
Produzir, Acreditar,
Sonhar, Ser Feliz
Quem realmente vive e ama,
não faz apenas o que pode
Quem vive, realmente
transgride, ultrapassa, vence fronteiras,
faz cada vez mais por si e pelo próximo
Viver é amar de verdade,
como se não houvesse outra chance,
como se o amanhã fosse hoje
Viver é Amar valorizando
Cada pessoa como uma nova chance de ser feliz
Cada risco como uma oportunidade de aprender
Cada dia como um presente de Deus!
Aproveite hoje para mudar sua vida!
Tome uma atitude!
Mexa-se!
e seja
Bem Feliz neste dia!


Autoria desconhecida

domingo, 20 de abril de 2008

Reflexão: Olhe

Quando estiver em dificuldade
E pensar em desistir,
Lembre-se dos obstáculos
Que já superou.
OLHE PARA TRÁS.

Se tropeçar e cair,
levante,
Não fique prostrado,
Esqueça o passado.
OLHE PARA FRENTE.

Ao sentir-se orgulhoso,
Por alguma realização pessoal,
Sonde suas motivações.
OLHE PARA DENTRO.

Antes que o egoísmo o domine,
Enquanto seu coração é sensível,
Socorra aos que o cercam.
OLHE PARA OS LADOS.

Na escalada rumo às altas posições
No afã de concretizar seus sonhos,
Observe se não está pisando EM ALGUEM
OLHE PARA BAIXO.

Em todos os momentos da vida,
Seja qual for sua atividade,
Busque a aprovação de Deus!
OLHE PARA CIMA.

Nunca se afaste de seus sonhos,

pois se eles se forem,
você continuara vivendo, mas terá deixado de existir.

Fonte: Sabedoria dos mestres


sábado, 19 de abril de 2008

Olha eu aqui !!!



Estréia sempre faz o coração bater forte, e o meu está esplodindo de alegria de poder compartilhar com você este espaço. Vamos nos conectar com a emoção que transmito todos os dias através do Rádio. Valeu pelo carinho!!!